PAÍSES DE DESTINO

estados_unidos

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
Y
Z

Estados Unidos

Capital: Washington, DC
Idioma Oficial: Inglês

Os Estados Unidos da América (em inglês, United States of America, USA ou US; abreviado frequentemente em português como EUA) são o quarto maior país do mundo em área, e o terceiro mais populoso. São uma República Federal democrática e presidencialista, formada por 50 Estados, mais o Distrito de Columbia e vários territórios dependentes situados nas Caraíbas e no Pacífico. A maior parte do Estados Unidos da América está localizado na América do Norte, ao sul do Canadá, bem como o Estado do Alasca a noroeste do Canadá. O Estado do Havaí encontra-se no Oceano Pacífico, sendo considerada parte da Oceania. A porção principal do país confina a norte com o Canadá, a leste com o Oceano Atlântico (e a costa leste dos Estados Unidos é o território mais próximo das Bermudas), fazendo fronteira marítima com as Bahamas e com Cuba, através do Estreito da Flórida, a sul com o Golfo do México e com o México e a oeste com o Oceano Pacífico.

Moeda: Dólar americano
Fuso Horário: UTC – 5/10
Código Telefônico: 1

Informações e procedimentos para a solicitação do visto :

  – Primeira solicitação (primeiro visto):

Neste procedimento o requerente irá solicitar o visto em duas etapas:

Primeira etapa: o mesmo deverá comparecer ao posto do CASV para biometria (digitais) e fotografia; esse procedimento deverá ser feito em data e horário previamente agendada com no máximo 08 dias de antecedência da data agendada para entrevista no consulado.

Segunda etapa: Comparecer a entrevista no consulado americano para entrevista com um oficial.

  – Renovações (renovação de vistos emitidos a partir 01 de julho de 2004, , de mesma categoria com apresentação do passaporte e visto anterior):

Primeira etapa: o mesmo deverá comparecer ao posto do CASV para biometria (digitais), fotografia e apresentação dos documentos; Esse procedimento deverá ser feito em data e horário previamente agendada.

Para esse procedimento não será necessário o comparecimento para entrevista. Caso o consulado julgue necessária poderá ser solicitada ao requerente posteriormente.

Vistos emitidos em datas anteriores a 01 de julho de 2004 não entram no processo de renovação e sim como procedimento de primeiro visto.

Atenção: Dependendo da data de emissão do visto será determinado o procedimento para a renovação , atualmente , são adotadas duas formas :

1º Para vistos emitidos entre 01 de Julho de 2004 e 01 de Janeiro de 2008 , não é necessário comparecer ao consulado e sim somente no CASV para biometria e fotografia.

2º para vistos emitidos a partir de 01 de Janeiro de 2008 não é necessário o comparecimento do requerente no CASV e no Consulado, a AVP Assessoria em documentação poderá dar entrada no processo por você apresentando seu passaporte original e fotografia impressa.

Informações importantes:

1. Não existem renovações de vistos emitidos em datas anteriores a 01 de julho de 2004 , para esses casos será adotado o mesmo procedimento de uma primeira solicitação , devendo o requerente comparecer para atendimento do CASV e entrevista no consulado Americano.
2. Para que seja considerado o requisito de renovação, é necessário que o visto esteja em perfeitas condições e sem carimbos de imigração encima das informações, caso o visto apresente manchas de carimbos de viagens anteriores ou rasuras será aplicado o mesmo procedimento de  uma primeira solicitação , sendo assim o requerente terá que comparecer nos dois atendimentos no CASV E no consulado.

– Isenção de entrevista individual:

Solicitantes das seguintes categorias não precisam passar por uma entrevista:

Solicitantes menores (com idade até 15 anos e 11 meses )

Solicitantes menores com idade até 15 anos e 11 meses que estiverem solicitando um visto de turista (B-2) ou de negócios/turismo (B-1/B-2) não necessitam marcar uma entrevista com o Setor Consular e geralmente não precisam comparecer à Embaixada/Consulado para deixar impressões digitais; No entanto, o Setor Consular tem o direito de solicitar entrevista a qualquer solicitante caso ache necessário.

A AVP Assessoria e Documentação poderá dar entrada ao processo junto ao CASV sem que os requerentes ou responsáveis precisem comparecer.

Os documentos exigidos se ambos os pais possuem vistos ou passaportes válidos dos países que participam do Programa de Isenção de Visto são os seguintes:

• Passaporte do menor válido
• Recibo exibindo o pagamento da taxa de requisição (MRV)
• Página de confirmação do formulário DS-160 com a foto do menor
• Uma fotografia recente no tamanho 5×5 cm ou 5×7 cm com fundo claro, sem óculos, com o rosto bem aparente (sem franja, sem acessórios na cabeça, com as orelhas aparentes, os cabelos não podem cobrir a testa ou sobrancelhas do requerente).

Solicitantes com idade acima de 66 anos:

Solicitantes acima de 66 anos que requerem um visto para turismo (B-2) ou para negócios/turismo (B-1/B-2), não precisam comparecer à Embaixada/Consulado para deixar impressões digitais; No entanto, o Setor Consular tem o direito de solicitar entrevista a qualquer solicitante caso ache necessário.

A AVP Assessoria e Documentação poderá dar entrada ao processo junto ao CASV sem que os requerentes ou responsáveis precisem comparecer.
Documentos exigidos:

• Passaporte do solicitante válido
• Recibo exibindo o pagamento da taxa de requisição (MRV)
• Página de confirmação do formulário DS-160 com foto
• Uma fotografia recente no tamanho 5×5 cm ou 5×7 cm com fundo claro, sem óculos, com o rosto bem aparente (sem franja, sem acessórios na cabeça, com as orelhas aparentes, os cabelos não podem cobrir a testa ou sobrancelhas do requerente).
• Se o solicitante estiver renovando um visto válido, inclua o passaporte com o visto emitido anteriomente.

Sobre a devolução do passaporte após concessão do visto:

O serviço postal será providenciado pela DHL, sem custo adicional ao solicitante. Os solicitantes podem escolher um dos locais da agência de serviço postal DHL para a retirada ou podem escolher a entrega em uma empresa ou endereço residencial.
Em geral, documentos são entregues dentro de 1-3 dias úteis assim que a Seção Consular liberar os documentos do solicitante para entrega (em média 10 dias uteis para liberação através da seção Consular). Porem, o prazo informado pode sofrer alterações sem prévio aviso, caso haja necessidade de uma avaliação mais rigorosa.
Para ver a lista de locais do serviço postal DHL em que o solicitante pode retirar seus documentos pessoalmente clique aqui .:
O solicitante terá no máximo 30 dias para recolher o passaporte em uma loja autorizada da DHL. Após 30 dias, o passaporte será devolvido à seção consular onde a entrevista aconteceu.
As seguintes mensagens de status estarão disponíveis para ajudar no acompanhamento dos documentos do solicitante:

• Em trânsito: Os documentos do solicitante já foram retirados da Seção Consular pelo serviço postal
• Pronto para ser retirados no endereço do serviço postal: Os documentos do solicitante estão disponíveis para retirada no endereço da DHL que foi selecionado. Passaportes não retirados dentro de 30 dias no endereço do serviço postal selecionado retornarão ao Setor consular.
• Entregues: Os documentos do solicitante foram entregues a ele no endereço do serviço postal selecionado.
• Nenhum pacote disponível para retirada: Neste momento, o sistema não exibe a existência de documentos relevantes ou documento disponíveis para retirada. Verifique novamente mais tarde.

DOCUMENTAÇÃO BÁSICA PARA TODOS OS SOLICITANTES:

• Comprovante de agendamento de entrevista.
• Recibo exibindo o pagamento da taxa de requisição (MRV)
• Passaporte atual com validade minima de 06 meses a partir da data viagem.
• Passaporte anterior mesmo que vencido (todos os que possuir).
• 01 formulário rascunho modelo DS-160 devidamente preenchido.
• Uma fotografia recente no tamanho 5×5 cm ou 5×7 cm com fundo claro, sem óculos, com o rosto bem aparente (sem franja, sem acessórios na cabeça, com as orelhas aparentes, os cabelos não podem cobrir a testa ou sobrancelhas do requerente).
• Passaporte de suporte original (parentes ou amigos que estejam viajando com o solicitante e já possuam visto Americano válido).
• Passaportes Originais com visto válido de parentes em primeiro grau (pai/mãe/irmão/esposo (a)/filhos)mesmo que não estejam viajando com o requerente mas que já possuam visto valido).
• Extratos bancários dos ultimos 03 meses (Conta corrente/ poupança e/ou investimentos).
• Ultima declaração de Imposto de Renda Completa e com Recibo de Entrega original.
• Registro de Imóveis ou Escrituras de imóveis ( se possuir).
• Certificado de Registro de Veículo do solicitante ou da família-pai/esposo(a).
• Carteira funcional ( CRM, OAB, CRC, CREA, se possuir ).
• Se empregado acrescentar: 03 últimos holerites + carteira de trabalho original atualizada.
• Se empresário acrescentar: 03 últimos pró-labores + contrato social e última alteração contratual + Cartão CNPJ + I.R. pessoa jurídica completo.
• Se autônomo acrescentar: declaração da empresa em papel timbrado informando que o passageiro presta serviços, incluindo dados da função, período e valor recebido mensalmente + declaração do contador informando os três últimos rendimentos + contrato de prestação de serviços.
• Se aposentado/pensionista acrescentar: 03 últimos contra-cheques de aposentadoria e/ou pensão.
• Se proprietários de imóveis acrescentarem: contrato de aluguel + recibos dos três últimos meses.
• Estudantes menores/dependentes: documentos de renda dos pais + comprovante escolar ( decl. escolar e/ou 03 últimos comprovantes de pagamento das mensalidades).
• Estudantes maiores: documentos de renda própria, se possuir e dos pais + declaração de suporte financeiro dos pais + comprovante escolar (decl. escolar e/ou 03 últimos comprovantes de pagamento das mensalidades ).

VIAGENS À TURISMO ( visto categoria B2):

• Documentação básica descrita acima .

VIAGENS À NEGÓCIOS/ FEIRAS/ CONGRESSOS/ TREINAMENTOS/ EVENTOS (visto categoria B1 ou B1/B2):

• Documentação básica descrita acima
• Declaração da empresa em que trabalha no Brasil em papel timbrado, apresentando o colaborador, explicando os motivos da viagem e se responsabilizando pelos custos da mesma.
• Carta convite da empresa a ser visitada nos Estados Unidos em papel timbrado(Original ou via fax/e-mail legível) ou comprovante de inscrição em evento e/ou quaisquer outros documentos que comprovem o motivo da viagem aos EUA.

VIAGENS EM TRÂNSITO (visto categoria C1): Desde 02/AGO/2003, está suspenso o PROGRAMA DE ISENÇÃO DE VISTO EM TRÂNSITO nos EUA; portanto, todas as nacionalidades em trânsito, indiferente do número de horas que permaneçam em território Americano, deverão providenciar visto; exceto a nacionalidade que fazem parte do VISA WAIVER PROGRAM*.

Os Documentos necessários para visto de TRÂNSITO são:

• Passaporte com validade mínima de 06 meses com o visto para o país de destino final, quando necessário.
• Formulários rascunho modelos DS 160 totalmente preenchidos(digitalizado) e INGLES E assinado.
• 01 foto 5 X 7 cm , recente (máximo 06 meses/fundo branco, sem óculos , sem franja sem adereços na cabeça eas orelhas devem aparecer ).
• Bilhete aéreo.
• Se possuir algum documento de renda no Brasil, de acordo com a relação descrita em Documentação básica, também deverá apresentar.

VIAGENS À TRABALHO ( vistos categorias H1B ou L1):

• Documentação Básica.
• Petição de trabalho, Notice of Action ou Blanket Petition completo vindo dos EUA (original).

À partir de 08/mar/2005, todas as solicitações feitas para um visto L1 utilizando o BLANKET PETITION, deverão efetuar o pagamento extra de US$ 500,00; além da taxa de solicitação do visto L1 adicional já existente no valor de US$ 100,00; ambas, pagas pelo requerente diretamente no consulado, logo após a entrevista pessoal.
Para solicitações de visto L1 utilizando o ` Notice of Action`, não houve alterações de taxas consulares; portanto, com taxa extra de US$ 100,00 a ser paga no consulado logo após entrevista pessoal.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: Aconselhamos a leitura de todos os itens abaixo, antes de dar andamento a um processo de solicitação de visto.
1- No caso de passaporte extraviado ou roubado, o passageiro deverá acrescentar cópia do boletim de Ocorrência + formulário de extravio/roubo padrão do Consulado Americano, fornecido pelo Consulado ou pelo despachante.
2- No dia da entrevista todos os documentos apresentados ao Consulado deverão ser ORIGINAIS. Todos os requerentes devem esperar na fila o atendimento; sem exceções; sendo o atendimento pessoal e não permitindo acompanhamento de terceiros. Aconselha-se chegar ao Consulado com pelo menos, 30 minutos de antecedência do horário previamente agendado; sendo que o atendimento é por ordem de chegada. Requerentes com atraso superior a 30 minutos do horário agendado, não serão atendidos e deverão agendar nova entrevista para atendimento.
3- Menores com idade a partir de 16 anos têm que comparecer para entrevista pessoal, acompanhado de um dos pais.
4- De acordo com as regras consulares, cônjuges não podem se apresentar para entrevista no lugar do marido/mulher ou de seus filhos com idade à partir de 16 anos; lembrando que toda a solicitação de visto deve ser feita no Consulado ou Embaixada previamente escolhido e agendado.
5- Todos os requerentes devem comparecer pessoalmente para entrevista; exceto:
• Menores com idade até 15 anos e 11 meses não precisam comparecer para a entrevista e podem ser representados por um dos pais ( obrigatório o agendamento prévio,quando os pais não possuem visto americano válido).
6- DEVOLUÇÃO DO PASSAPORTE APÓS ENTREVISTA: Após o atendimento consular, no dia agendado, o passaporte será devolvido dentro do prazo de até 10 dias úteis a partir da data de aprovação do visto , através do DHL não há custo adicional para esse envio.
7- VISA WAIVER PROGRAM (VWP) – Programa de isenção de vistos de entrada nos EUA, do Governo Americano , em viagens e turismo/trânsito ou negócios, para cidadãos de 27 nacionalidades, que possuam passaportes dentro das exigências americanas:
PAÍSES PARTICIPANTES: Atualmente, um total de 27 países participam do programa, os quais sejam: Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Cingapura, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, San Marino, Suécia e Suíça.
Já aprovado pelo Governo Americano, o ingresso de 07 países no programa; porém, aguardam regulamentação e até aprovação final, que deverá acontecer em breve, deverão solicitar visto para viajar aos EUA: Coréia do sul, Estônia, Eslováquia, Hungria, Letônia, Lituânia e República Tcheca.
EXIGÊNCIAS AOS VIAJANTES DOS PAÍSES PARTICIPANTES DO VWP:

Conforme o VWP, para entrar nos EUA os visitantes dos países participantes precisam: 
• Ser cidadãos de um país do Programa de Isenção de Vistos;
• Ter um passaporte de leitura ótica. Dependendo da data de emissão do passaporte outros requisitos devem ser observados:
1- Passaporte de leitura ótica emitidos / renovados / estendido antes de 26/10/2005 – não existem novos requisitos

2- Passaportes de leitura ótica emitidos / renovados / estendido entre 26/10/2005 e 25/10/2006 devem possuir fotografia digital na página de dados biográficos ou um chip integrado com as informações da página dos dados

3- Passaportes de leitura ótica emitidos / renovados / estendido em ou após 26/10/2006 devem conter um chip integrado com as informações da página dos dados.

• Estar buscando ingresso aos EUA para permanência de 90 dias ou menos, na qualidade de visitante temporário para negócios ou lazer. Você não terá permissão para estender sua visita ou trocar seu visto por um de outra categoria;
• Ter passagem de ida e volta emitida por empresa aérea ou marítima que tenha acordo com o governo dos EUA para participar do VWP, devendo chegar ao país a bordo de aeronave/navio dessa empresa;
• Não ter registro de recusa de concessão de vistos. Isso significa que se você tiver tido o visto negado anteriormente ou não se qualifica para o visto, não poderá viajar pelo Programa de Isenção de Vistos sem um visto de entrada;
• IMPORTANTE: Desde 12 de janeiro de 2009, todos os viajantes com isenção de visto para os Estados Unidos deverão ter um número de aprovação do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA), fornecido pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), para embarcar em um avião ou navio de cruzeiro com destino ao país. O número será emitido após preenchimento do formulário de solicitação ESTA on-line antes da viagem aos EUA. Essa exigência é determinada pelo Congresso americano como parte da Lei da Comissão de 11/9 de 2007 e tem o intuito de ajudar a garantir segurança e proteção tanto aos cidadãos americanos quanto aos visitantes dos EUA. Após 12 de janeiro de 2009, os viajantes com isenção de visto não terão permissão para embarcar para os Estados Unidos, em avião ou navio, sem o número de aprovação e autorização ESTA.

A) O que é o ESTA? O Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem ( ESTA) é um sistema novo on-line, completamente automático, para inspeção de passageiros antes que eles iniciem a viagem para os Estados Unidos pelo Programa de Isenção de Vistos.O ESTA solicitará aos candidatos que forneçam ao Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras do Departamento de Segurança Interna (DHS) informações biográficas básicas e sobre qualificação ao Programa de Isenção de Vistos. Essas informações permitirão às autoridades americanas determinar, antes da viagem do candidato, se ele está qualificado para viajar pelo Programa de Isenção de Vistos.
B) Quem precisa solicitar número de aprovação e autorização ESTA? ESTA possibilita que cidadãos qualificados dos países incluídos no Programa de Isenção do Vistos solicitem com antecedência autorização para viajar aos Estados Unidos com base no programa.
C) Como solicitar autorização para viajar pelo programa ESTA? Através do site: www.esta.cbp.dhs.gov
D) Quando devo solicitar? Desde 1o de agosto de 2008, ESTA disponível na internet para os cidadãos dos países do Programa de Isenção de Vistos. O sistema se tornará obrigatório em 12 de janeiro de 2009. As solicitações podem ser feitas a qualquer momento antes da viagem; contudo, o DHS recomenda que sejam feitas no mínimo 72 horas antes da viagem.
E) Que tipo de resposta receberei depois de fazer minha solicitação ESTA? Você receberá uma das seguintes respostas:
1. Autorização Aprovada: a viagem para os EUA foi autorizada.
2. Viagem não Autorizada: o viajante deve obter um visto de não imigrante na Embaixada ou Consulado dos EUA antes de viajar para esse país.
3. Autorização Pendente: o viajante deverá acessar o site do ESTA dentro de 72 horas para fazer atualizações e receber uma resposta definitiva.
F) Por quanto tempo a autorização ESTA é válida? Uma autorização de viagem aprovada por meio do ESTA é válida, a não ser que seja revogada, por até dois anos ou até que o passaporte do viajante expire o que ocorrer primeiro. A autorização também é válida para várias entradas nos EUA. À medida que as futuras viagens forem planejadas, ou se os endereços de destino ou os itinerários de um solicitante forem alterados após a autorização ter sido aprovada, essas informações poderão ser facilmente atualizadas por meio do site do ESTA.
G) O número de autorização ESTA garante entrada nos Estados Unidos? Não, uma autorização de viagem ESTA aprovada não é garantia de admissão em um ponto de ingresso dos Estados Unidos. A aprovação ESTA apenas autoriza o viajante a embarcar em um meio de transporte rumo ao país, nos termos do VWP. Os inspetores da Alfândega e Proteção de Fronteiras do ponto de ingresso determinam se o viajante será admitido nos EUA.

Para mais informações, acesse: portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/waiver2.html

Embaixadas e Consulados Brasileiros nos Estados Unidos
• Embaixada em Washington -DC
• Embaixada Washington Setor consular
• Consulado Geral em Boston – MA
• Consulado Geral em Chicago – IL
• Consulado Geral em Houston – TX
• Consulado Geral em Miami – FL
• Consulado Geral em Nova York – NY
• Consulado Geral em São Francisco – CA
• Consulado Geral em Atlanta – GA
• Consulado Geral em Los Angeles – CA

Consulado Geral do Brasil em Los Angeles – CA
8484 Wilshire Blvd, Suite 711
Beverly Hills – CA 90211
Tel: (323) 651 2664
Fax: (323) 651 1274
E-mail: vistos@brazilian-consulate.org ou trade@brazilian-consulate.org
Site: www.brazilian-consulate.org

Embaixada e Consulados Estrangeiros no Brasil:

Embaixada dos Estados Unidos da América
SES Avenida das Nações quadra 801 lote 3
CEP: 70.403-900 – Brasília / DF
Tel: (61) 3312-7000
Fax: (61) 3312-7676
E-mail: consularbrasil@state.gov
Site: www.embaixadaamericana.org.br

Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro
Av. Presidente Wilson, nº 147 –
Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20030.020
Tel: (21) 2292 7117
Fax: (21) 3823-2003
E-mail: visario@state.gov

Consulado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo /SP
Rua Henri Dunant, 500 – Chácara Santo Antonio
São Paulo – SP
Tel: 11 5186 7000
Fax: (11) 5186-7199
E-mail: visasaopaulo@state.gov

Consulado dos Estados Unidos em Recife
End. Rua Gonçalves Maia, 163 – Boa Vista
Recife – PE CEP: 50070-060
Tel: (81) 3416-3050
Fax: (81) 3231-1906
E-mail: recconsular@state.gov

PEÇA SEU VISTO DE ESTUDANTE

PRINCIPAIS DESTINOS

visto-para-australia
visto-para-australia