PAÍSES DE DESTINO

canada

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
Y
Z

Canadá

Capital: Ottawa
Idioma Oficial: Inglês e Francês

O Canadá é o segundo maior país do mundo por extensão territorial. Apenas a Rússia é maior. Ocupa praticamente toda a metade norte da América do Norte. O único país que limita-se com o Canadá é os Estados Unidos da América, localizado ao sul do país (48 Estados americanos contíguos) e a noroeste (Estado americano Alaska). Ao norte localiza-se o Oceano Ártico, a oeste, o Oceano Pacífico, e a leste, o Oceano Atlântico.

Moeda: Dólar Canadense
Fuso Horário: UTC – 3.5/8
Código Telefônico: 1

Vistos Consulares:
Brasileiros precisam de visto de entrada.

Procedimento para a solicitação do visto:

• Formulário para solicitação de visto de residente temporário IMM5257 devidamente preenchido e assinado. (não pode ser impresso em papel reciclado pois prejudica a leitura do código de barras) .: Veja o arquivo clicando aqui :.
• Para visualizar o arquivo acima (IMM5257) é necessário a versão mais recente do visualizador de PDF. Faça a atulização clicando no link: www.adobe.com
• Questionário de informações adicionais devidamente preenchido e assinado .: Veja o arquivo clicando aqui :.
• Formulário Family Information devidamente preenchido e assinado .: Veja o arquivo clicando aqui :.
• Termo de Consentimento VFS GLOBAL – Brasil devidamente preenchido e assinado .: Veja o arquivo clicando aqui :.
• Formulario Use Of Representative – veja o arquivo clicando aqui:

Para requerentes que convivem maritalmente sem possuir casamento em registro civil:

• Formulário STATUTORY DECLARATION OF COMMON-LAW UNION IMM 1294E devidamente preenchido e assinado .: Veja o arquivo clicando aqui :.

Para requerentes que já serviram o exercito:
• Formulário SCHEDULE 1 – IMM5257B devidamente preenchido e assinado .: Veja o arquivo clicando aqui :.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:

• Duas fotografias recentes, no tamanho 3,5 x 4,5 cm colorida ,fundo branco (não precisa ser datada).
• Passaporte original válido por pelo menos 06 meses a partir da data da viagem.
• Passaporte anterior ao atual se houver.
• Carta de suporte financeiro (Nos casos em que não for o próprio requerente o financiador da sua viagem, é necessária a apresentação de uma    Declaração de responsabilidade financeira com assinatura reconhecida em cartório).
• copia simples da ultima declaração de imposto de renda completa com o recibo de entrega.
• copia simples dos três últimos holerites e/ou pró-labores ou Decore + ultima atualização do contrato social (se empresário).
• Extratos bancários dos últimos três meses de contas poupança, corrente e/ou investimentos.

OBS: As fotos anexadas ao processo devem ter 3,5 x 4,5 cm de tamanho, não será mais aceito fotos de diferentes tamanhos ou fora do padrão estabelecido pelo CIC. A foto deve estar nítida, com fundo branco, mostrando o topo da cabeça e o começo dos ombros e a expressão neutra. Sem óculos, cabelo preso.
 A altura entre o queixo e o topo da foto deve possuir entre 31mm a 36mm.

Mais detalhes disponíveis em: http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/photospecs-cit.asp

Para requerentes menores de idade:
• Uma via da autorização para menor viajar desacompanhado assinada pelos pais e reconhecida em cartório. Se viajar com um dos pais, apresentar autorização assinada por quem não irá junto com o menor. (pai ou mãe) .: Veja o arquivo clicando aqui :.

Se estuda: comprovação de sua inscrição em uma instituição de ensino brasileira (declaração de matricula e/ou cópia de certificados e diplomas da ultima formação acadêmica).

Se trabalha: declaração de vínculo empregatício ou liberação para férias ou licença durante o período da viagem, emitida pelo empregador.

Se você vai ao Canadá para:

Visitar parentes ou amigos: Carta convite para você visitar o Canadá e deverá estar acompanhada de um documento comprovando a situação de quem esta convidando – uma prova de sua cidadania canadense (por exemplo: certidão de nascimento no Canadá ou cartão de cidadania canadense) ou uma cópia de seu cartão de residente permanente ou visto de residente temporário.

Estudar: Carta de aceitação emitida pela escola no Canadá. Se menor de idade apresentar carta de aceitação + carta de custódia assinada pelo responsável pelo menor no Canadá.

Negócios: Carta do empregador indicando o período de sua permanência, o nome e endereço da empresa que você visitará e o tipo de negócios que realizará. Se você incluir documentos empresariais, apresente somente a última atualização do contrato social.

Em trânsito para outro país: É nessário a solicitação do visto de trânsito; o requerente precisa apresentar visto para o país de destino final (quando necessário). Ex. Viagem aos Estados Unidos da America com escala no Canadá, é obrigatorio que o requerente ja possua o visto americano. Para essa categoria de visto não há cobrança de taxa consular , apenas das taxas administrativas.

• Todos os documentos de renda enviados para o Consulado Canadense deverão estar em fotocópia simples, pois o Consulado não devolve os documentos; sendo que, ao final do processo só será devolvido o passaporte. (documentos originais somente: formulários, fotos e passaportes).

• ATENÇÃO: Em casos de solicitação de vistos para pessoas de uma mesma família (pais e filhos com idade até 21 anos), deverá ser preenchido apenas 01 formulário “Questionário de informações adicionais” e “Family Information” para todos os requerentes, os mesmos devem ser assinados pelo requerente principal.

Os demais formulários devem ser preenchidos um por pessoa.

• O visto de 01 entrada / múltiplas entradas poderá ter validade de 06 meses a 03 anos (depende da análise consular e da validade do passaporte),podendo entrar e sair diversas vezes até o vencimento. O tempo de permanência no país é concedido pela imigração no ato da primeira entrada no Canadá.
• O visto específico de estudante (Study Permit), dá direito a trabalhar no Canadá, desde que o trabalho seja dentro do campus da Universidade em que estará estudando.
• O Consulado Geral do Canadá em São Paulo, não atende ao público às sextas-feiras. Todo requerente que desejar dar entrada pessoalmente no Consulado deverá fazê-lo de segunda à quinta-feira e deverá estar com agendamento prévio realizado via telefone: (11) 5509 4343.

O prazo médio para a liberação do visto é de 10 a 15 dias úteis após entrada junto ao consulado; Dependendo de que os documentos estejam corretos de acordo com a solicitação.

Outros documentos ou informações podem ser solicitados por parte do consulado caso seja necessário , assim como pode ocorrer a extensão do prazo para analise do processo sem previo aviso.

PEÇA SEU VISTO DE ESTUDANTE

PRINCIPAIS DESTINOS

visto-para-australia
visto-para-australia