Orientações básicas para quem vai viajar

28 de outubro de 2015
imagem sobre importação e exportação de materiais e viajantes para fora do brasil para vistos e passaportes para brasileiros
Cota para importação
28 de outubro de 2015

Orientações básicas para quem vai viajar

Cada país usa diferentes critérios e exigências para a entrada e permanência de estrangeiros. Certifique-se junto à Embaixada ou Consulado do país para onde forem viajar quais são esses requisitos, dependendo do objetivo da sua viagem.

Algumas dicas podem ser muito importantes para que sua viagem não acabe antes da hora! Detalhes são importantes e podem passar despercebidos e você ter que voltar para o Brasil direto do aeroporto. Por exemplo, nunca viaje com visto de turista caso seu objetivo seja estudar ou trabalhar no país de destino. Você poderá ser detido e deportado.

1-Alguns países não exigem visto para os motivos de turismo ou negócios para brasileiros, mas essa dispensa não é aplicável para estudos ou trabalho remunerado.

2-Fique sempre atento, ter um visto ou estar dispensado do visto não dá direito à entrada automática naquele país. A decisão final sobre sua entrada somente é dada no ponto de entrada pela autoridade migratória de seu destino.

3-É decisão soberana de todo país aceitar ou não a entrada de cada estrangeiro no seu território. A desconfiança sobre os reais motivos da ida ao país é motivo suficiente para não permitir a entrada do estrangeiro.

(H1) Adote sempre tom respeitoso e evite cair em contradições nos contatos com as autoridades estrangeiras.

4-O tempo que você poderá ficar no país de destino será determinado pela autoridade migratória no ponto de entrada. Verifique bem qual foi o prazo autorizado no seu caso e lembre-se que a validade do visto não é o seu período e permanência no país.

5-Leve consigo os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Em caso de dificuldade não hesite em contatá-las.

6-Caso seja detido por alguma autoridade estrangeira, você tem o direito de pedir para telefonar para sua Embaixada ou Consulado. Faça uso desse direito!

Fonte: Divisão de Assistência Consular (DAC) – Ministério das Relações Exteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *