Como organizar seu intercâmbio para o ano que vem

9 de dezembro de 2015
vacinação para quem vai viajar para fora do brasil
Vacinas
28 de outubro de 2015
Os Estados Unidos Iniciam a Implementação de Mudanças ao Programa de Isenção de Vistos.
28 de janeiro de 2016

 

Chega o final do ano e os planos para o ano seguinte começam com tudo – o que inclui, na maioria das vezes, viajar. Um projeto cada vez mais considerado pelos brasileiros é o intercâmbio. Somente em 2014, segundo a Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta), mais de 233 mil pessoas saíram do País para experimentar culturas diferentes. E, apesar da crise, a expectativa é que em 2016 a busca aumente.

Para aproveitar ao máximo essa oportunidade, a AFS Intercultura Brasil, instituição sem fins lucrativos especializada em intercâmbios, listou sete pontos que precisam ser considerados antes de fazer as malas.

GASTOS
A desvalorização do real gerou mais custos para os estudantes que sonham em ir para a Europa e os Estados Unidos. No entanto, ainda existem excelentes oportunidades de intercâmbio em países da América Latina, América Central e na África. Colômbia, Argentina, Peru e Chile tiveram a moeda tão enfraquecida como a nossa, sendo boas apostas para economizar e não deixar o sonho de lado.

PROCEDÊNCIA
Com a crise, é bem provável que surjam promoções suspeitas. É preciso pesquisar e tirar dúvidas com pessoas que possam oferecer um feedback fiel da viagem – existem muitos locais que fornecem o contato com intercambistas. Caso não haja essa opção, busque por grupos ou fóruns na internet para encontrar referências.

PACOTES DE VIAGENS
Informe-se detalhadamente sobre como funcionam os pacotes de viagem. Algumas agências ou instituições podem oferecer apenas a estada, e a passagem ficará por fora, por exemplo. Nunca deixe de fazer a comparação de preços e benefícios incluídos.

DOCUMENTAÇÃO E VISTO
O ponto inicial de sua viagem de intercambio é sua documentação, sem os documentos corretos sua viagem pode ir por agua a baixo. Solicita-los sem a a orientação de um profissional qualificado, pode resultar na negativa de seu passaporte e  visto. Evite frustrações, deixe que a AVP Documentação cuide de toda a burocracia para sua viagem.
Veja nossos servicos aqui.

HOSPEDAGEM
Antes de ir, busque saber mais informações sobre o lugar onde ficará hospedado. Lembre-se de que você irá morar lá, então é importante ver se há segurança, riscos naturais, se existem lojas, farmácias, parques públicos e passeios nos arredores. Uma boa dica é negociar localizações mais favoráveis para que a sua viagem seja mais agradável.

PREPARO
Muitas pessoas não se adaptam e se sentem isoladas, com saudades de casa. Busque aprender sobre o país. Entender a história e compreender a formação da região é uma maneira de tornar a experiência ainda mais rica e produtiva. Verifique se o intercâmbio tem alguma maneira de apoiá-lo durante a estada. A adaptação pode ser uma situação trabalhosa e afetar seu desempenho no intercâmbio.

SEGURO-SAÚDE
A qualidade do sistema público de saúde em alguns países pode variar e imprevistos podem ocorrer. O estudante pode fazer um seguro médico que permita cobrir qualquer tipo de eventualidade em território internacional. Vale a pena se precaver.

EXPERIÊNCIAS CULTURAIS
Aproveite para explorar espetáculos musicais, visitar regiões e comer comidas típicas do país. Mergulhar em uma cultura também é experimentar sua condição natural, seus hábitos e costumes. Permita-se viver isso, afinal, a experiência tem data marcada para acabar.

Fonte: Panrotas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *